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Quem Somos

publicado 23/01/2018 12h30 | última modificação 02/06/2020 14h04

O Centro de Referência Tecnológica (Certec) do Instituto Federal do Maranhão está subordinado à Reitoria do IFMA e tem como objetivo geral desenvolver, ampliar, normatizar e dar suporte às ações didático-pedagógicas e tecnológicas no IFMA, em suas Unidades de Ensino, administrativas e instituições externas que venham a celebrar parcerias específicas com o Instituto.

 

Os Centros de Referência são amparados legalmente pela Portaria nº 1.291 de 30 de dezembro de 2013 do Ministério da Educação, como é possível verificar no Artigo 5º “os Institutos Federais poderão criar Centros de Referência, vinculados às suas respectivas Reitorias, para o desenvolvimento de planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica” (BRASIL, 2013).

 

Atuação do Centro de Referência Tecnológica

 

O Centro de Referência Tecnológica constitui-se um espaço de promoção de processos, programas e projetos educacionais e desenvolve suas atividades com o objetivo de contribuir na expansão, interiorização e internacionalização da oferta dos programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão do Ifma, por meio da modalidade a distância, na promoção de uma educação profissional, científica e tecnológica.

 

O Certec hospeda as Coordenadorias dos programas de EaD, que atuam na orientação e operacionalização dos projetos e/ou programas na modalidade. Em colaboração com as  Unidades de Ensino do Ifma, realizam o planejamento e acompanhamento de cursos (FIC, profissionais e tecnológicos de nível médio, graduação e de pós-graduação); atuam ainda no planejamento e execução de componentes curriculares híbridos, que têm como característica terem carga horária tanto presencial quanto a distância; e na oferta de formação na modalidade EaD para servidores docentes e técnico-administrativos do IFMA.

 

No âmbito da formação de professores o Certec utiliza referenciais e suportes teóricos e práticos, que possibilitam a capacitação profissional, tendo em vista o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação pedagógica, especialmente no que tange à utilização de recursos midiáticos digitais.

 

Relação entre a criação do Centro de Referência Tecnológica e as Políticas Institucionais do IFMA 

 

No Plano de Desenvolvimento Institucional IFMA 2019-2023 é definido como uma “instituição pública e gratuita de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino, de forma presencial e a distância, com base na conjugação de conhecimentos humanos, técnicos e tecnológicos, com as suas práticas pedagógicas nos termos da legislação vigente” (PDI 2019-2023, p. 20).

 

A partir de 2008, a oferta da educação profissional no Brasil passa por uma implementação com o acréscimo de dois instrumentos de base legal. O primeiro refere-se à Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008, que altera dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a fim de redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. O segundo instrumento foi a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação e permitindo a operacionalização da alteração realizada na LDB.

 

Desde então, o IFMA tem se desenvolvido na promoção da educação profissional e tecnológica pública, tendo como seus pilares de atuação:

 

Missão

“Promover educação profissional científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável. ”

Visão

“Ser uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão, de referência nacional e internacional, indutora do desenvolvimento do Estado do Maranhão.”

Valores

“Ética | Inclusão Social | Cooperação | Gestão Democrática e Participativa | Inovação”

 

(PDI 2019-2023, p. 20).

 

Em consonância com a visão, a missão e os valores, a construção do Centro de Referência Tecnológica auxilia o IFMA no alcance dos objetivos e finalidades determinados pelo Governo Federal para os Institutos Federais em sua lei de criação e reafirmados em leis posteriores.

 

Das atribuições/competências do Certec

 

Fica instituído no âmbito do Instituto Federal do Maranhão – IFMA o Centro de Referência Tecnológica, unidade responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar os projetos e atividades na sua área de atuação, de interesse estratégico finalístico e de suporte tecnológico nas Unidades de Ensino deste Instituto.

 

E assim ficam determinadas suas atribuições/competências do Centro de Referência Tecnológica:

 

I – promover a integração sistêmica com os Campi do Instituto Federal do Maranhão, a fim de consolidar projetos relacionados à Educação a Distância;

 

II – assessorar as Pró-Reitorias e os Campi na construção de políticas educacionais relacionadas à Educação a Distância e ao uso de Tecnologias na Educação;

 

III – promover a utilização e o desenvolvimento de práticas de utilização de tecnologias educacionais, visando à melhoria da qualidade da educação básica, técnica e tecnológica.

 

Os objetivos do Certec

 

O Centro de Referência Tecnológica atua com os seguintes objetivos:

 

I – desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em diferentes níveis e modalidades, no âmbito de sua atuação;

 

II- desenvolver estudos e pesquisas relacionados às áreas de Educação, Ciência e Tecnologia;

 

III – apoiar e incentivar a oferta de componentes curriculares a distância e/ou a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos cursos ofertados pelo IFMA;

 

IV- coordenar o estudo de viabilidade para a criação de novos cursos, expansão para novos polos de apoio presencial (polos de educação a distância e unidades remotas), bem como a ampliação de vagas dos cursos já existentes, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional;

 

V –  realizar avaliações dos espaços e infraestrutura sugeridos como ambientes para a instalação de polos de apoio presencial, subsidiando os interessados sobre as necessidades, os direitos e deveres de cada parte envolvida;

 

VI – divulgar e popularizar resultados de estudos, bem como eventos e fatos relacionados à sua atuação;

 

VII – realizar articulação com os órgãos competentes, nas ações relativas aos programas especiais;

 

VIII – estabelecer intercâmbios e convênios de cooperação técnico-científica com instituições brasileiras e estrangeiras para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito de sua atuação;

 

IX – promover a integração sistêmica com os Campi e Pró-Reitorias do Instituto Federal do Maranhão, a fim de consolidar as políticas institucionais e normativas no que concerne ao uso de tecnologias na educação; à Educação a Distância; e aos programas especiais.

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