Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Programas Especiais (Bolsa Formação/Pronatec)
Início do conteúdo da página

Programas Especiais (Bolsa Formação/Pronatec)

publicado 05/07/2020 19h28 | última modificação 10/11/2022 16h08

ATENÇÃO!!! ESTAMOS TRABALHANDO NA ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES…

O Bolsa Formação é um instrumento criado pelo Ministério da Educação para custear a expansão da oferta gratuita de cursos de educação profissional e tecnológica a fim de viabilizar a finalidade central do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) de garantir a formação profissional de trabalhadores e estudantes de baixa renda.

Com esta característica, além de muitas vezes ser chamado pelo próprio nome do Programa, ou seja, Pronatec, se articula com as demais iniciativas do Programa e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) como um todo.

Tipos de cursos custeados pela Bolsa Formação do Pronateccursos técnicos para quem irá iniciar, está cursando ou já possui o ensino médio e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional para pessoas com escolaridade mínima variada, cujas as áreas e opções de cursos de Educação Profissional e Tecnológica podem ser encontrados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Guia Pronatec de Cursos de FIC (disponíveis na aba Documentos/Legislação).

O Instituto Federal do Maranhão é uma das instituições que firmaram termo de parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

As principais regulamentações associadas diretamente à Bolsa Formação são:

  • Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e cria a Bolsa Formação; Portaria nº 817, de 13 de agosto de 2015  que estabelece as normas de execução da Bolsa Formação; Lei nº 12.816, de 5 de junho de 2013; Guia Pronatec de Cursos de FIC; Manual de Gestão da Bolsa Formação (disponíveis para download e consulta na aba Documentos/Legislação).

Os procedimentos para inscrição nos cursos custeados pela Bolsa Formação são diversos. Eles dependem do perfil no qual você se enquadra e da modalidade de oferta estabelecida no momento da adesão entre o IFMA e a SETEC/MEC.

Você pode ter acesso às informações de inscrições e ofertas vigentes na aba Editais, onde destacamos quais são os campi que têm ofertas de cursos ativas e que possuem editais ou chamadas públicas para inscrição ou pré-matrícula.

Cada unidade ofertante do IFMA (campus, campus avançado ou centro de referência) é responsável pelo planejamento de sua oferta, suas vagas disponíveis, calendário e procedimentos de matrícula e podem estabelecer parcerias com outras instituições do município sede, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade.

Em 2019, o MEC lançou o Programa Novos Caminhos, também fomentado pelo Bolsa Formação, trazendo uma série de medidas para aumentar em 80% o número de matrículas na educação profissional e tecnológica, através dos eixos estratégicos Gestão e Resultados, Inovação e Empreendedorismo e Articulação e Fortalecimento.

Mais informações sobre o Bolsa Formação, acesse o Portal do MEC.

 


A Coordenação de Programas Especiais (PROGESP) é responsável pelo gerenciamento dos programas vinculados ao Bolsa Formação/PRONATEC no âmbito do IFMA. A PROGESP está localizada no Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) e é composta por um servidor responsável pela coordenação geral, indicada pelo reitor, e uma equipe sistêmica, formada por servidores aprovados em seletivo específico para esta finalidade, conforme orienta a resolução vigente.

E-mail: progesp@ifma.edu.br

Equipe Sistêmica

Coordenadora-Geral – Rosifrance Candeira Machado

Coordenador Adjunto de Administração, Contabilidade e Planejamento – Josenice Ribeiro Souza Moraes

Coordenadora Adjunta de Gestão Pedagógica – Sueli Borges Pereira dos Santos

Coordenador Adjunto de Registro Acadêmico – Cleyber Moura da Silva

Coordenadora Adjunta de Orçamento e Finanças – Glaucia Costa Louseiro

Coordenadora Adjunta de Desenho Educacional – Josinalva Rodrigues Sá

Equipes locais/ Coordenadores Adjuntos:

Campus Açailândia – Ednilson da Cruz Rodrigues

Campus Alcântara – Sandro Morett Furtado Oliveira

Campus Bacabal – Tania Maria da Silva Lima

Campus Barra do Corda – Mayana Diniz da Silva

Campus Caxias – Luis Morais da Silva

Campus Imperatriz – Johnatha de Oliveira Silva

Campus São João dos Patos – Thiago Reis da Silva

Campus São José de Ribamar – Arcenildo da Silva Nascimento 

Campus São Luís/Centro Histórico – Danilson de Lima Ferreira 

Campus São Luís/Maracanã – Alisson Pereira Cadete 

Campus São Luís/Monte Castelo – Airton Augusto dos Anjos Costa

Campus Timon – Francisco Nilvaldo Cardoso

Campus Viana – Leovegildo Branco Dominice Neto

 

 

 

 

 

 

 


Pactuação Rede Federal FIC-EAD 2020 - 2ª fase (concluída)
Pactuação Emergencial – Duas unidades ofertantes do IFMA fizeram a adesão.

Unidades ofertantes e Cursos ofertados:

Campus São Luís Monte Castelo – Auxiliar de Geoprocessamento (200 vagas)

CERTEC – curso Editor de Vídeo (200 vagas)

Pactuação MEDIOTEC 2017 (em fase de conclusão)

PROGRAMA NOVOS CAMINHOS

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Pactuação Rede Federal FIC-EAD 2020 – 3ª fase (concluída)

Qualifica Mais Progredir (em execução)

Qualifica Mais EnergIF (em execução)

EM EDIÇÃO…


REGULAMENTAÇÃO IFMA

RESOLUÇÃO CONSUP Nº148/2017
Aprova, ad referendum do Conselho Superior, a criação da Estrutura, os Critérios e Procedimentos para a execução das ações de aplicação da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Resolução 148 – PRONATEC (1)

RESOLUÇÃO CONSUP Nº048/2012
Aprovar, ad referendum do Conselho Superior, a alteração no anexo da Resolução no 02, de 16 de janeiro de 2011, que trata da aprovação dos critérios e procedimentos para as atividades de extensão referentes à execução das ações de aplicação da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Resolucao_n_048.2012_-_Alteracao_da_Resolucao_02_de_16.12.2011_-_PRONATEC

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 002/2012
Aprova, ad referendum do Conselho Superior, os critérios e procedimentos para as atividades de extensão referentes à execução das ações de aplicação da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Resolução IFMA_n_002.2012_-_Criterios_e_procedimentos_para_aplicacao_da_Bolsa_Formacao_do_PRONATEC_uniformes

RESOLUÇÃO Nº 1_2022 - CONEPE_REITORIA_IFMA

Dispõe sobre as normas para a execução dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

RESOLUÇÃO Nº 1_2022 – CONEPE_REITORIA_IFMA 

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1/2022 - PROGESPCERTEC/CERTEC/REITORIA/IFMA

Estabelece orientações aos servidores do IFMA, que atuam nos programas da Bolsa-Formação/Pronatec, quanto aos procedimentos de registro acadêmico no Suap.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1_2022 – PROGESP-CERTEC_CERTEC_REITORIA_IFMA

NOTA ORIENTATIVA Nº 2/2021 - PROGESPCERTEC/CERTEC/REITORIA/IFMA

Dispõe sobre concessão de bolsas e do controle de frequência dos bolsistas dos programas no âmbito do PRONATEC no Ins5tuto Federal do Maranhão-IFMA

NOTA ORIENTATIVA Nº 2_2021 – PROGESP-CERTEC_CERTEC_REITORIA_IFMA

NOTA ORIENTATIVA Nº 1/2021 - PROGESPCERTEC/CERTEC/REITORIA/IFMA

Estabelece orientações quanto aos procedimentos relacionados ao desbloqueio de restos a pagar para utilização dos empenhos emitidos até 31/12/2019, para atendimento do que trata o OFÍCIO-CIRCULAR Nº 20/2021/GAB/SPO-MEC e os § 2º e § 4º do art. 68 do Decreto 93.872, de 23 de dezembro de 1986. Conforme Macrofunção SIAFI 020317 – Restos a Pagar da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Economia.

NOTA ORIENTATIVA Nº 1_2021 – PROGESP-CERTEC_CERTEC_REITORIA_IFMA

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/2022 - PROGESPCERTEC/CERTEC/REITORIA/IFMA

Estabelece orientações acerca da atuação de profissionais nas equipes sistêmica e locais do Bolsa Formação/Pronatec no âmbito do IFMA

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2_2022 – PROGESP-CERTEC_CERTEC_REITORIA_IFMA

RESOLUÇÃO N° 168/2022 DE 27 DE OUTUBRO DE 2022

Dispõe sobre a aprovação da Política de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Política EaD IFMA RESOLUÇÃO N. 168.2022 DE 27 DE OUTUBRO DE 2022

REGULAMENTAÇÃO SETEC/MEC – Documentações de Orientação para oferta da Bolsa-Formação e afins

Lei 12.513/2011
instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm)

L12513 institui pronatec

Portaria Mec nº 817/2015
Dispôs sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do Pronatec.

Republicada-Port-MEC-817-2015-08-13

PORTARIA Nº817, DE 13 DE AGOSTO DE 2015 - Com alterações inseridas pelas Portarias 1460 de 15/12/2016 e 1163 de 09/11/2018
Dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no
âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, de que trata a Lei nº12.513, de 26 de outubro de 2011, e dá outras providências.

PORT_MEC_817_2015_BF_alterada_por_1460_2016_1163_2018 oferta bolsa formaçao

Nota Informativa nº 69/2015/DIR/SETEC/MEC
Trata da possibilidade de incidência de Imposto de Renda da Pessoa Física sobre bolsas concedidas aos profissionais envolvidos nas atividades do Programa Nacional de Acesso ao ensi no Técnico e Emprego – Pronatec

Nota Informativa n. 69.2015.DIR.SETEC.MEC

Portaria MEC Nº 1152 DE 22/12/2015

Dispõe sobre a Rede e-Tec Brasil e sobre a oferta de cursos a distância por meio da Bolsa-Formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, de que trata a Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011, e dá outras providências.

portaria_mec_1152_2015_dispe_sobre_a_Rede_e_Tec_Brasil

Manual de Gestão da Bolsa-Formação/2021
Manual de Gestão da Bolsa-Formação, 3ª Edição, de 2021

Manual_de_gesto_bolsa_formao_2021 (2)

Manual de Operacionalização do Sistec
Manual de Operacionalização do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica/SISTEC – manual do usuário

Manual Bolsa-Formação SISTEC 28 -04-16 (14)

Resolução nº 4/2012
Altera a Resolução CD/FNDE nº 62, de 11 de novembro de 2011, que estabelece critérios e procedimentos para a descentralização de créditos orçamentários às instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica visando a oferta de bolsas-formação no âmbito do Pronatec.

res_fnde_04_160312 (6)

Nota Técnica nº 75/2018/CGDM/DIR/SETEC/SETEC
Dispõe sobre o método de contabilização de horas-aluno realizadas, para fins de prestação de contas.

Nota Técnica nº 75-2018 (1)

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT)
O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio para orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral. Seu conteúdo é atualizado periodicamente pelo Ministério da Educação para contemplar novas demandas socioeducacionais.

catalogogerado (1) http://cnct.mec.gov.br/

Guia Pronatec de Cursos FIC
O Guia Pronatec de Cursos FIC é atualizado periodicamente e serve como instrumento direcionador da oferta de cursos, contribuindo para a consolidação de uma política pública que tem como objetivo principal aproximar o mundo do trabalho do universo da Educação.

guia_pronatec_de_cursos_fic_2edicao_portaria_mec1232_2012

PORTARIA Nº 1.042/2021
Estabelece as normas para execução da Bolsa-Formação no âmbito do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, instituído pela Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, o de 2011, e dá outras providências.

PORTARIA Nº 1.042, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2021 (2)

 


Nos programas especiais vinculados ao Bolsa Formação/Pronatec, cada campus (unidade ofertante) tem a gestão de suas ofertas,  portanto, cada unidade ofertante lança seus próprios editais. A divulgação desses editais é feita na página de cada campus, na aba “editais”. Caso você não encontre aqui o edital que procura, acesse o site do campus de seu interesse ou entre em contato através dos e-mails informados na aba PROGESP/CERTEC.

Açailândia

Qualifica Mais EnergIF – Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Seleção Profissionais Externos

Seleção Profissionais Internos Docentes 

Seleção de Profissionais Internos Administrativos

Seleção de Alunos

Outros editais Açailândia


Alcântara

Qualifica Mais EnergIF – Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Seleção Profissionais Internos 

Seleção Alunos

Outros editais Alcântara


Bacabal

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Alunos – cursos FIC – Mulheres MIL

Outros editais  Bacabal


Barra do Corda

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Profissionais Internos – Docente

Seleção Profissionais Internos –  Professor Formador

Outros editais Barra do Corda 


Caxias

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Profissionais Externos – Adminitração

Seleção Profissionais Externos – Lazer, Hotelaria, Turismo ou
Eventos 

Seleção Profissionais Internos 

Qualifica Mais EnergIF – Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis(em execução)

Seleção Profissionais Externos

Seleção Profissionais Internos 

Seleção Alunos

Qualifica Mais PROGREDIR- Curso MEI(em execução)

Seleção Alunos

Saiba mais sobre os cursos do campus Caxias 

Outros editais Caxias


Imperatriz

Qualifica Mais PROGREDIR- Curso MEI(em execução)

Seleção Alunos

Qualifica Mais EnergIF – Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis(em execução)

Seleção Alunos

Outros editais Imperatriz


São João dos Patos

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Alunos

Outros editais São João dos Patos



São Luís-Centro Histórico

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Qualifica Mais PROGREDIR- Curso MEI(em execução)

Outros editais São Luís-Centro Histórico


São Luís-Maracanã

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Alunos – Mulheres Mil – Polo Tutoia

Qualifica Mais PROGREDIR- Curso MEI(em execução)

Outros editais São Luís-Maracanã


São Luís-Monte Castelo

Qualifica Mais EnergIF – Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis(em execução)


São Raimundo das Mangabeiras

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Alunos- Mulheres Mil –

Outros editais São Raimundo das Mangabeiras


Timon

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Profissionais Externos

Seleção Alunos


Viana

Pactuação restrita rede federal 2020 (em execução)

Seleção Profissional Externo – SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS INTERNOS PARA ATUAR COMO PROFESSOR PRESENCIAL NO CURSO FIC (MULHERES MIL) MULHERES EMPREENDEDORAS, NO ÂMBITO DO BOLSA FORMAÇÃO, DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC.

Seleção Alunos  – Chamada Pública para Acesso aos Cursos de Qualificação Profissional de Formação Inicial e Continuada – (FIC) para Mulheres em Situações de Vulnerabilidade

Outros editais Viana


Categoria Campus Avançado

Sem pactuações vigentes no momento.

 


As ofertas de cursos em programas especiais vinculados ao Bolsa Formação/Pronatec são executadas através de vários sistemas que exercem funções distintas para o bom andamento das pactuações. Aqui, temos um resumo do que cada um representa e para qual finalidade são utilizados dentro da administração pública.

SAAS

SAAS - Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos
Para realizar o acompanhamento e a avaliação dos cursos desenvolvidos por meio da Rede e-Tec Brasil, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) desenvolveu, com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, o Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAS). O sistema tem como objetivo ser uma ferramenta de apoio à gestão e melhoria contínua dos cursos. Desde 2011 são emitidos anualmente relatórios com o resultado das visitas e análises de monitoramento e avaliação dos cursos ofertados, bem como as recomendações e ajustes.

São áreas centrais de análise e avaliação do SAAS:

  • cursos ofertados;
  • polos de apoio presencial;
  • o perfil dos ingressantes;
  • a taxa de evasão;
  • e o acompanhamento de egressos.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Página do ambiente virtual de aprendizagem do SAAS com informações sobre o sistema; Relatórios anuais e das avaliações; Sistema SAAS.

SISTEC

SISTEC - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
O Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) serve como mecanismo de registro e divulgação dos dados da educação profissional e tecnológica e de validação de diplomas de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Instituído e implantado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 (ver Resolução CNE/CEB nº 3/2009), por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Através deste sistema, as instituições de ensino ofertantes de educação profissional e tecnológica inserem as informações sobre os cursos técnicos de nível médio e os cursos de qualificação profissional, incluindo matrícula, frequência, concluintes dentre outros. O preenchimento de dados no Sistec é uma das condições essenciais para garantir a validade nacional dos diplomas expedidos. Essa obrigatoriedade foi definida pelo Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução de criação do Sistec, bem como da Resolução CEB/CNE nº 06/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. As informações são obrigatórias para todas as unidades de ensino credenciadas para oferta de cursos de EPT, independentemente de sua dependência administrativa (pública ou privada), sistema de ensino (federal, estaduais e municipais) e nível de autonomia. O Sistec também é utilizado como ferramenta de apoio ao custeio da oferta de cursos gratuitos viabilizados pela Setec/MEC por intermédio da Bolsa Formação do Pronatec. Dentre outros, auxilia no planejamento da oferta de cursos, na realização de pré-matrículas, matrículas e inscrições on-line e na confirmação de frequência e de concluintes pela instituição e pelo próprio estudante.

PROEDU

ProEdu -Acervo de Recursos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica

O ProEdu é um repositório de objetos educacionais para a educação profissional e tecnológica da Setec/MEC, cujo o objetivo é reunir e disponibilizar recursos educacionais de educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida no âmbito da Rede e-Tec para reunir e disponibilizar recursos educacionais da educação profissional e tecnológica produzidos pelas instituições parceiras da Rede e-Tec e da Setec. Na plataforma já encontram-se armazenados mais de 1.200 objetos educacionais com diferentes conteúdos e tipos de cursos que compõem o universo da educação profissional e tecnológica. São diferentes mídias como vídeos, animações, livros, apostilas, dentre outros.

SUAP

SUAP - SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Criado pelo IFRN, o SUAP tem sido utilizado pelo IFMA desde 2011, como sistema de gerenciamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e gestão administrativa de forma modularizada e que vem sendo aperfeiçoado constantemente para melhor atender às necessidades de seus usuários. Nos Programas Especiais, além de registradas no SISTEC, as turmas também são cadastradas no SUAP a fim de que tenhamos os dados e informações em nosso próprio sistema.

  • Acesse aqui o SUAP

 

  • Mais informações sobre o SUAP

SIMEC 

SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle

O Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.

SIAFI 

SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira

É um sistema contábil que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. É um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o território nacional, a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública Direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal e/ou no Orçamento da Seguridade Social da União.

  • Mais informações sobre o SIAFI
  • Acesse aqui o SIAFI

Tesouro Gerencial 

Tesouro Gerencial (TG)

É um dos sistemas informatizados de consulta aos dados do SIAFI, criado com o objetivo de consolidar as informações em uma base única para otimizar a extração de relatórios gerenciais.

 

No âmbito do IFMA, cada campus tem autonomia para a escolha e construção dos PPC’s dos cursos que ofertarão, de acordo com os requisitos de cada chamada pública de Programas Especiais vinculados ao Bolsa Formação/Pronatec apresentados pela SETEC/MEC.

Atualmente, temos dois cursos com matriz curricular única estabelecida através das chamadas públicas dos Programas Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais EnergIF.

Curso FIC de Microeempreendedor Individual - 160h

Componentes Curriculares

Eu, empreendedor 20h
Formalização de MEI 20h
Educação Financeira 40h
Marketing 40h
Modelagem de Negócios e Inovação 40h
Carga horária total do curso 160h

Acesse a Ementa Curso FIC MEI 

Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis - 200h

Componentes Curriculares

DISCIPLINA C. H
Segurança no sistema elétrico de potência e suas proximidades 40
Fundamentos de eletricidade e de energia solar fotovoltaica 56
Sistemas Fotovoltaico e seus Componentes 40
Dimensionamento de um sistema fotovoltaico e Contextualização do mercado 36
Práticas de Instalação do Sistema fotovoltaico 28
Carga horária total do curso 200h

Acesse a Ementa do Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

 

Fim do conteúdo da página