Página Inicial > Notícias > EaD: estudantes de Química realizam visita técnica em Paraibano

EaD: estudantes de Química realizam visita técnica em Paraibano

• Cláudio Moraes com informações da coordenação do curso
  • publicado 28/11/2018 15h54
  • última modificação 28/11/2018 15h57

Estudantes do curso de Licenciatura em Química a distância do Campus Monte Castelo (polo São João dos Patos) realizaram visita técnica a uma indústria cerâmica no município de Paraibano, a 502 km da capital maranhense, no último fim de semana.

Para o coordenador do curso, prof. Marcelo Moizinho Oliveira essa iniciativa é importante para que os estudantes vivenciem a aplicação da química nos processos tecnológicos

De acordo com Ádila Lorrana, acadêmica do 3º período do curso, a visita foi muito importante para ampliação dos conhecimentos. “Pude entender como funciona todo o processo de fabricação de cerâmica estrutural”, afirmou. “Consegui ver na prática o que aprendi em sala de aula”, comemorou.

Para Yamara da Silva, colega de turma de Ádila, sair da teoria e ir para a prática torna a aula muito mais dinâmica. “Aprendi todo o processo de fabricação de tijolos, desde o início até o ponto de ser utilizado em construções”, informou.

O sistema EaD no IFMA

O Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) é o órgão gestor responsável por efetivar a articulação entre o IFMA, a CAPES/MEC, outras instituições e os campi que ofertam cursos a distância (EaD).

A oferta de cursos superiores a distância pelo IFMA é realizada por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2008. Ela se constitui em um sistema integrado por 106 instituições públicas de Ensino Superior que oferece, por meio da educação mediada pela tecnologia, formação universitária às camadas da população com dificuldade de acesso à graduação.

No ano passado, o Instituto abriu seleção, com cerca de 10.000 inscritos, para o preenchimento de 1.050 vagas dos cursos (EaD) da UAB. Foram disponibilizadas 750 vagas para as especializações em Informática na Educação, Geoprocessamento e Gestão Pública; além de 300 vagas para as licenciaturas em Matemática e Química.

Assunto(s): Certec , EAD , Química , UAB , Visita Técnica