Página Inicial > Notícias > IFMA realiza aula inaugural de licenciaturas a distância

IFMA realiza aula inaugural de licenciaturas a distância

Evento reuniu estudantes dos cursos de Formação Pedagógica e Pedagogia dos Polos Açailândia, Barra do Corda e Imperatriz.
  • publicado 21/11/2018 10h21
  • última modificação 21/11/2018 10h21

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias e o Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) realizaram a aula inaugural dos cursos de licenciaturas em Pedagogia e Formação Pedagógica, ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos Polos Açailândia, Barra do Corda e Imperatriz. A comitiva foi composta por João da Paixão Soares, diretor-geral do Campus Caxias; Eliane Almeida, coordenadora do curso de Formação Pedagógica; e Renata Ferreira, chefe do departamento de registro e controle acadêmico. As aulas inaugurais foram ministradas por Eliane Almeida, com o objetivo de apresentar os cursos para os 160 estudantes. Na aula, a professora exibiu as informações gerais das licenciaturas, abordando desde os objetivos, qualificações, vantagens, estágios, matriz curricular, até o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e as formas de avaliação que serão realizadas.

No dia 09 de novembro, no IFMA Campus Barra do Corda, foi realizada a aula inaugural do curso licenciatura em Formação Pedagógica, ofertado no Polo Barra do Corda. Além da comitiva do Campus Caxias, estiveram presentes Luiz Carlos Rodrigues da Silva, coordenador de polo; e Marinete Moura da Silva Lobo, diretora-geral do Campus Barra do Corda. Após a aula, João da Paixão, acompanhado por Luiz Carlos, conheceram o local onde funciona o polo. “Retornamos ao Campus Caxias com uma excelente impressão do polo, pois os alunos vão ter todas as condições para estudar. Há uma equipe competente e uma infraestrutura muito boa”, ponderou o diretor-geral.

No dia seguinte, às 14h, foi realizada a aula inaugural dos cursos de Formação Pedagógica e Pedagogia, no Polo Imperatriz. A coordenadora do polo, Francisca Noronha Lo, orientou e tirou as principais dúvidas dos alunos. “Não mediremos esforços para que os alunos tenham todas as condições de ter uma formação de qualidade”. Para Lilian Cardoso de Lima, aluna de Pedagogia, ser estudante do IFMA é a realização de um sonho. “Ainda com meus quinze anos almejei e planejei ingressar no ensino médio do antigo CEFET, hoje IFMA, isso por volta de 1998 e 1999. Porém, isso não aconteceu, pois não tinha condições financeiras de pagar duas passagens de ônibus, pois eu morava muito distante”, lembrou. Atualmente, Lilian é professora de Língua Portuguesa/Literatura. Agora, ela vai para a segunda graduação. “Tenho as melhores expectativas para este curso e pude ver que as turmas estão empolgadas e motivadas para desenvolver com todo empenho esses próximos anos de estudo”, confessou.

As aulas inaugurais foram encerradas no Polo Açailândia, às 18h30, no anexo do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Para recepcionar os novos alunos do curso de Pedagogia, estiveram presentes Suzenilde Costa Maciel, diretora de desenvolvimento educacional do Campus Açailândia; Tânia Regina Zanella Horster, coordenadora de polo; além de representantes da secretaria Municipal de educação e gestores escolar. “Foram mais de 600 inscritos para as 40 vagas disponíveis”, destacou a coordenadora de polo. Para Tânia Horster, “é emocionante ver a alegria das pessoas quando ingressam ao ensino superior e se observarmos que a média de idade dos alunos ingressantes, que é de 35 anos, é possível compreender o impacto que a graduação tem na vida deles e dos familiares, para muitos é a primeira ‘faculdade’ da família”, frisou.

Sobre os cursos

Os cursos estão sendo ofertados em rede por meio de parceria com entre Institutos Federais (IFs), que envolve, além do IFMA, os Institutos Federais de Rondônia (IFRO), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Ceará (IFCE), do Sul de Minas (IFSuldeMinas), do Mato Grosso (IFMT), do Amapá (IFAP), do Amazonas (IFAM), de Goiás (IFG), do Sul-Rio-Grandense (IFSul), do Rio de Janeiro (IFRJ), de São Paulo (IFSP) e Goiano (IFGoiano).

No Maranhão, o IFMA oferta 400 vagas, divididas em sete Polos de Apoio Presencial: Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, São Luís, Timbiras e Viana. Em São Luis, são 80 vagas, sendo 40 para Pedagogia, e 40 para Formação Pedagógica.

O curso de Pedagogia é destinado a pessoas que concluíram o Ensino Médio e tem duração de 04 anos. O objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores das Redes Federal, Estadual e Municipal de educação básica que ainda não possuem graduação plena no magistério superior, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.

Já o curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados é destinado a pessoas que concluíram o curso superior em bacharel ou tecnólogo. Com duração de 02 anos, o objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores das Redes Federal, Estadual e Municipal de educação básica que possuem graduação plena, porém não são Licenciados, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.