Página Inicial > Notícias > Universidade Aberta realiza encontro com coordenadores e tutores

Universidade Aberta realiza encontro com coordenadores e tutores

A segunda reunião geral da UAB/IFMA  tratou de temas relacionados à prática educacional
  • Cláudio Moraes
  • publicado 16/11/2018 15h50
  • última modificação 16/11/2018 15h53

A oficina “O sucesso acadêmico do aluno EaD” foi conduzida pela profa Carolina Nunes no terceiro dia do evento

O Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) sediou, entre 12 e 14 de novembro, em São Luís (MA), reunião técnica da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFMA) com a participação de coordenadores e tutores de cursos superiores na modalidade a distância (EaD).

O CERTEC é o órgão gestor responsável por efetivar a articulação entre o IFMA, a CAPES/MEC, outras instituições e os campi que ofertam cursos EaD. “Discutimos estratégias que levem os nossos estudantes a obterem um melhor desempenho acadêmico”, explicou a diretora geral do CERTEC, Simone Santos.

Sob coordenação da coordenadora adjunta da UAB/IFMA, Christiane Lima, a atividade teve por objetivo trabalhar temas relacionados à prática educacional. “Foi muito produtivo, com troca de experiências entre os coordenadores dos cursos, esclarecimentos sobre procedimentos operacionais e pedagógicos, avaliação e estratégias para reduzir evasão”, ponderou Christiane. No terceiro dia do evento foi realizado um momento de formação com 20 tutores, com a oficina “O sucesso acadêmico do aluno EaD”, conduzida pela professora Carolina Nunes, coordenadora de tutoria da UAB.

O encontro contou com a participação dos profissionais integrantes dos cursos de especialização (Geoprocessamento, Gestão Pública e Informática na Educação) e graduação (licenciaturas em Geografia, Matemática e Química). Esses cursos são ofertados pela UAB/IFMA nos polos de São João dos Patos, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, São Luís, Imperatriz, Colinas, Caxias, Barra do Corda, Porto Franco, Humberto de Campos, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Santo Antonio dos Lopes. Participaram, ainda, a coordenadora pedagógica da UAB profa. Luanda Martins, o gerente do ambiente virtual de aprendizagem Allan Kassio  a técnica em Assuntos Educacionais, Ana Letícia Sampaio.

Segundo Simone Santos, o objetivo é realizar essas reuniões formativas periodicamente, pois consistem em uma importante estratégia para o constante aprimoramento do processo educacional.

Histórico

O IFMA integra a UAB desde 2008. Ela se constitui em um sistema integrado por 106 instituições públicas de Ensino Superior que oferece, por meio da educação mediada pela tecnologia, formação universitária às camadas da população com dificuldade de acesso à graduação.

No ano passado, o Instituto abriu seleção, com cerca de 10.000 inscritos, para o preenchimento de 1.050 vagas dos cursos de Educação a Distância (EaD) da UAB. Foram disponibilizadas 750 vagas para as especializações em Informática na Educação, Geoprocessamento e Gestão Pública; além de 300 vagas para as licenciaturas em Matemática e Química.

Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) atende à demanda do público em geral. Porém, os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Além de coordenar o Sistema UAB, a DED/CAPES é responsável pela gestão do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Atualmente, são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio).
Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).