Página Inicial > Notícias > Universidade Aberta promove formação para colaboradores

Universidade Aberta promove formação para colaboradores

Reuniões tiveram a participação de professores mediadores (tutores) e coordenadores de cursos.
  • publicado 18/06/2018 20h45
  • última modificação 18/06/2018 20h45

Nos dias 13 e 14 de junho, a equipe da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFMA realizou reuniões com o objetivo de trabalhar temas relacionados à prática educacional e à gestão dos cursos superiores na modalidade EaD.

Na última quarta-feira (13), foi ministrada uma formação para os professores mediadores (tutores) que atuam nos cursos de graduação e pós-graduação da UAB, cujo tema principal foi a comunicação na EaD. Foram trabalhados os temas Feedback e Linguagem escrita, pelas professoras Carolina Nunes e Sandra Letícia Moraes, respectivamente, com o objetivo de trabalhar as habilidades comunicacionais para uma interação eficaz no ambiente virtual. Participaram desta formação 26 mediadores provenientes de diversos municípios maranhenses, com atuações distribuídas entre as graduações (Licenciatura em Geografia, Química e Matemática) e pós-graduações lato sensu (Geoprocessamento, Informática na Educação e Gestão Pública) atualmente ofertadas pela UAB/IFMA em parceria com os polos localizados nos municípios.

No dia seguinte (14), foi a vez dos coordenadores dos cursos. Em reunião planejada pelas coordenadoras Debora Ribeiro (coordenadora geral UAB/IFMA) e Christiane Lima (coordenadora-adjunta UAB/IFMA), foram discutidos aspectos relativos aos recursos financeiros e à parte pedagógica. Este momento contou com a colaboração da professora Luanda Martins, coordenadora pedagógica da UAB/IFMA. Estiveram presentes seis coordenadores. No turno matutino, foram trabalhados os protocolos de envio de documentação, a descentralização e gerenciamentos dos recursos financeiros conforme orientações da Capes. Já no turno vespertino foram enfatizadas as questões relativas à parte pedagógica, tais como atuação dos gerentes pedagógicos e coordenadores, carga horária complementar e evasão.

Segundo a professora Debora Ribeiro, o objetivo da equipe executora UAB/IFMA é realizar essas reuniões formativas periodicamente, pois consistem em uma importante estratégia de interação com os colaboradores, permitindo o constante aprimoramento das ações.

Assunto(s): REUNIÃO , TUTORES , UAB